Logo Aesthetic Clinic

Otorrinolaringologia

O médico otorrinolaringologista trata de problemas relacionados ao ouvido, nariz, seios da face e garganta, através de medicamentos ou por meio de procedimentos cirúrgicos. É a área da medicina que trata das doenças do ouvido, nariz e garganta, bem como das patologias cérvico-faciais, sejam elas estéticas ou não.

É a especialidade responsável por diagnosticar e tratar lesões nas “cordas” vocais, sejam nódulos, pólipos, cistos e fendas, bem como problemas relacionados às amígdalas e adenóides.

Exames físicos e laboratoriais são importantes para o diagnóstico de doenças envolvendo os ouvidos, nariz e a garganta, podendo indicar a necessidade de intervenção cirúrgica.

As rinites, sinusites, amigdalites e otites são as patologias mais freqüentes na otorrinolaringologia. A rinite mais comum é a alérgica. Causa obstrução nasal freqüente e respiração bucal, podendo levar a alterações faciais e de arcada dentária em crianças. Se não tratada adequadamente pode levar a hipertrofia de adenóide e cornetos nasais, neste caso devendo-se fazer a sua remoção cirúrgica.

A sinusites são inflamações/infecções nos seios paranasais, comumente ocasionado pela obstrução nasal prolongada, promovendo dores de cabeça intensa, secreção nasal com cheiro desagradável, tosse e ocasionalmente febre. As amigdalites e otites são comuns em indivíduos alérgicos e portadores de obstrução nasal freqüente, podendo ser infecciosas ou não.

As amigdalites ainda podem ser causadas pelo depósito de resíduos alimentares em pequenos orifícios (criptas), normalmente presente nas mesmas. O especialista está apto a diagnosticar e tratar de forma adequada esta e outras patologias otorrinolaringológicas, sendo totalmente condenável a automedicação.

Voltar

 
 
 
 
 
 
 

RS Web Interactive Aesthetic Clinic agenciars.com.br

Aesthetic Clinic - 2008 - Todos os direitos reservados
Diretor Técnico: Dr. Maurício Orel - CRM 105098 / RQE 2992