Logo Aesthetic Clinic

Toxina Botulínica

A toxina botulínica para uso cosmético, conhecida amplamente pelo seu nome comercial “Botox®” ou Dysport®, proporciona redução e/ou eliminação temporária das rugas de expressão da região frontal, glabelar (entre os supercílios) e lateral dos olhos (“pés de galinha”).

Com a idade, todos nós vamos apresentando um envelhecimento facial, com o aparecimento de rugas, flacidez e marcas de expressão. Estas marcas de expressão são provocadas pela ação dos músculos faciais. A intensidade de uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada (Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso).

Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido a um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Estes sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares. Também a ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade da pele, e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

A Toxina Botulínica é usada para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiadas com o método. Produzida pela bactéria Clostridium botulinum tipo A, a toxina é altamente purificada e não oferece risco ao paciente quando as normas e volumes da aplicação são rigorosamente obedecidos. O mecanismo de ação da toxina botulínica consiste da paralisação dos músculos que, devido às firmes aderências com a pele, produzem rugas durante a sua contração. Vale lembrar que as rugas finas causadas por alterações na textura da pele devido à exposição solar e ao envelhecimento natural não podem ser atenuadas pela toxina botulínica. Nestes casos, recomendamos a realização de um peeling. Assim como o preenchimento, a aplicação pode ser repetida ao longo dos anos.

A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária, com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas. A expressão não se altera e não há sensações desagradáveis. A duração do efeito é de 4 a 6 meses, e depois vai desaparecendo. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pela toxina, se atrofia, e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o “efeito de musculação” com hipertrofia e volta do tônus muscular. A aplicação da Toxina Botulínica pode ser então repetida.

Com a paralisia temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui, e com este descondicionamento, a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico. Com as aplicações repetidas, existe uma tendência a haver um efeito cada vez mais prolongado em alguns casos.

O produto é liberado pelo FDA (controle de medicamentos americano), como bloqueador muscular e quando usado por médicos treinados não apresenta complicações.

Hoje em dia outras regiões do corpo e da face têm sido tratadas com a Toxina Botulínica, como no colo das mamas, para rugas de colo, no pescoço, na região em torno dos lábios, para sorrisos gengivais (aqueles em que aparece muito a gengiva), para subir a ponta do nariz, e outros.

Se você deseja voltar a ter um rosto mais jovem e não quer se submeter a uma cirurgia, a aplicação da Toxina Botulínica pode ser uma solução rápida, simples e de baixo custo.

Abaixo : Região dos olhos e entre os supercílios. A aplicação da toxina botulínica reduz a atividade muscular atenuando ou desaparecendo as rugas de expressão, propiciando um aspecto mais jovial e descansado.




O procedimento é simples, rápido, minimamente invasivo, podendo ser realizado no próprio consultório médico.

O efeito é progressivo, atingindo sua ação máxima entre 5 a 7 dias após a aplicação. A duração média do efeito do tratamento é de 6 meses após a aplicação, podendo então ser repetida, para manutenção do resultado.

Os cuidados após a aplicação são: repouso relativo, evitar exposição solar, evitar ambientes quentes, evitar deitar e evitar manipulação local por período mínimo de 4 horas após a aplicação.

Abaixo : pré e pós aplicação de toxina botulínica na região frontal e peri-orbital. A aplicação da toxina botulínica também pode ser associada a técnicas de preenchimento, corrigindo depressões, cicatrizes e rugas na face.




As complicações são raríssimas, mas mesmo sendo aparentemente simples, o procedimento deve ser realizado sempre por médico com treinamento específico e em local com suporte técnico adequado.

 
 
 
 
 
 
 

RS Web Interactive Aesthetic Clinic agenciars.com.br

Aesthetic Clinic - 2008 - Todos os direitos reservados
Diretor Técnico: Dr. Maurício Orel - CRM 105098 / RQE 2992