LIFTING FACIAL / RITIDOPLASTIA / MINILIFTING FACIAL

Cirurgia de rejuvenescimento facial

Cirugia das Pálpebras

Lifting facial ou Ritidoplastia (Cirurgia da face)

Ao avançar da idade, a pele vai perdendo sua elasticidade e turgor, levando a um excesso de pele na face. A força da gravidade, por sua vez, age puxando esse excesso para baixo, fazendo com que aprofundem os vincos entre o nariz e a boca (sulco nasogeniano), entre outras marcas da pele.

Somando-se a tudo isto ainda há toda a musculatura da face, que após anos de movimentação propiciam a formação de rugas na testa, ao redor dos olhos e em outras áreas.

São todas estas alterações juntas que levam à aparência de envelhecimento. O lifting da face tem por objetivo reverter parcialmente esse processo, ao atuar sobre alguns músculos e retirar o excesso de pele existente, sem, no entanto modificar os traços e expressões do paciente. O resultado buscado é uma face mais jovem, harmônica e de aparência natural.

Local com sedação ou geral.

Em média três a quatro horas. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

De 12 a 24 horas.

Um curativo compressivo permanece por cerca de três dias, o dreno é retirado em torno de 24 horas. É comum a ocorrência de edema (inchaço) e equimose (roxidão), os quais geralmente regridem em até 21 dias. A recuperação é praticamente indolor, ficando a sensibilidade reduzida por um certo período na área operada, ocorrendo recuperação total com o passar do tempo. Deve-se evitar exposição solar por 30 dias no mínimo, sendo importante o uso de bloqueador solar até seis meses da cirurgia.

Apesar de incomuns, podem ocorrer: hematoma, deiscência (abertura dos pontos), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, lesões de nervos e problemas anestésicos.

É importante notar que todas complicações são mais comuns em pacientes fumantes, sendo indispensável interromper o tabagismo por pelo menos 15 dias antes da cirurgia.

O resultado definitivo é alcançado com cerca de seis meses, porém já é bastante notável ao fim do primeiro mês de pós-operatório.