Logo Aesthetic Clinic

Orelha de abano (Otoplastia Estética)

Cirugia das Pálpebras

A orelha é uma das partes do corpo humano que poderá trazer o estigma familiar: “O filho tem a orelha do pai!” Muitas vezes a orelha em abano é encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar caçoadas na infância, trazendo como conseqüência marcas profundas no comportamento da criança. Assim é que existe uma idade ideal para se fazer a cirurgia de correção do abano: 5 a 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica.

O intuito da otoplastia é a correção das alterações estéticas da orelha, deixando a orelha de forma natural, sem estigma de orelha de abano ou de cirurgia.

Tipo de anestesia:

Pode ser local, local com sedação ou geral.

Duração do ato cirúrgico

Em média uma a duas horas. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Tempo de internação:

Geralmente 12 horas, podendo receber alta no mesmo dia .

Pós-operatório:

Deve-se evitar qualquer tipo de trauma às orelhas, inclusive dormir sobre elas por três semanas.

Deve-se usar uma bandagem elástica que protege e mantém a orelha imobilizada junta à cabeça por cerca de um mês.

Complicações:

São raras na Otoplastia. Porém como toda cirurgia tem seus riscos, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura dos pontos), cicatriz hipertrófica (exacerbada), quelóide e problemas anestésicos.

Resultado definitivo:

Costuma ser praticamente já percebido nos primeiros dias, porém há ainda edema (inchaço) e equimose (roxidão) que regridem em torno de três a quatro semanas.

 
 
 
 
 
 
 

RS Web Interactive Aesthetic Clinic agenciars.com.br

Aesthetic Clinic - 2008 - Todos os direitos reservados
Diretor Técnico: Dr. Maurício Orel - CRM 105098 / RQE 2992