Logo Aesthetic Clinic

Aumento de queixo (MENTOPLASTIA)

Cirugia das Pálpebras

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc. Poderá se apresentar em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento ideal. A intervenção cirúrgica tentará restabelecer o equilíbrio do perfil do paciente.

A mentoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no mento ou queixo. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismos ou outras doenças.

A mentoplastia pode ser para retroposicionar, avançar, encurtar ou alongar o queixo, corrigir desvios ou alterar a forma.

A Consulta deve sobretudo verificar a arcada dentaria que poderá necessitar de um tratamento de ortodontia e até mesmo uma cirurgia maxillofacial.

Se a arcada dentária não possui defeito, o tratamento torna-se então claramente mais simples que a cirurgia maxillofacial.

Estes tratamentos são efetuados logo que a ossificação do rosto for terminada (idade adulta). Todos os tratamentos as vezes são associados com a rinoplastia se necessário.

Em casos de inclusão de próteses de silicone ou politetrafluoroetileno (PTFE), poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. O cirurgião geralmente modela a peça ou se utiliza peças pré-moldadas (existem vários tamanhos). Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da cicatriz. Em caso de enxertia de gordura (indicada em restritos casos), não existirá cicatriz visível. Uma outra possibilidade para a melhoria com a cirurgia do queixo é o lipoaspiração em que o tecido adicional é removido para redefinir o queixo ou pescoço.

Esquerda: Representação de pré-operatório e pós-operatório de pacientes submetidos mentoplastia de aumento (prótese de mento).

A Figura ao lado mostra a localização da prótese, na região do mento, harmonizando o contorno facial.

O acesso para a cirurgia é realizado através da mucosa bucal, portanto não aparente. A anestesia geralmente é a local sob sedação, podendo ser geral quando associada à outra cirurgia. Costuma-se fazer um tipo de curativo local com finalidade de ajudar a manter a prótese imobilizada. Além do mais, este curativo serve de proteção aos eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

Há mais de 35 anos vem sendo empregado o silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado efeitos prejudiciais. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. Raros são os casos de eliminação da peça.

A recuperação é rápida e dependendo da atividade, pode-se retornar às atividades normais em apenas 1 dia. Casos especiais poderão determinar cuidados relativos por 1 semana, sem contudo necessitar-se de repouso absoluto.

 
 
 
 
 
 
 

RS Web Interactive Aesthetic Clinic agenciars.com.br

Aesthetic Clinic - 2008 - Todos os direitos reservados
Diretor Técnico: Dr. Maurício Orel - CRM 105098 / RQE 2992