Logo Aesthetic Clinic

Lipoaspiração / Lipoescultura:

A lipoaspiração é uma cirurgia para a diminuição do volume de gordura de regiões do corpo, principalmente em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Não tem como objetivo, portanto, a perda de peso como muitos pensam; a mudança ocorre predominantemente nas formas e curvas do corpo e não no peso.

Resultados mais proeminentes são obtidos nas lipoaspirações em que o paciente apresenta gordura localizada. Cirurgias nas quais se necessita retirada de grandes volumes têm maior probabilidade de deixarem irregularidades.

No caso da lipoescultura, parte da gordura aspirada é usada para enxertar áreas em que se precisa um maior preenchimento (glúteo, sulcos da face, etc.).

Tipo de anestesia:

Depende da área a ser operada e do volume de gordura a ser lipoaspirado. Pode ser desde a anestesia local (embora muito rara em nossa prática), local com sedação, peridural, ou geral.

Duração do ato cirúrgico:

Depende completamente das áreas a serem operadas, em média uma a quatro horas. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Tempo de internação:

Varia de 12 a 24 horas, dependendo das regiões a serem lipoaspiradas.

Pós-operatório:

É um período marcado por edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que se resolvem sozinhos em 21 dias , na maioria dos casos, além de dor suportável e controlada com analgésicos.

Durante o primeiro mês depois da lipoaspiração o paciente apresenta notável melhora do edema, quando então passa a notar endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna. Este endurecimento melhora progressivamente durante o segundo e terceiro meses, época na qual ocorre uma maior retração da pele. Uma cinta elástica deve ser usada por 45 dias e é indicada drenagem linfática e ultrassom a partir de 7 dias da cirurgia, no intuito de acelerar a recuperação, reduzir o inchaço e o endurecimento.

Complicações:

As complicações em lipoaspiração podem ser: hematoma, seroma, irregularidades, infecção, trombose, acidentes durante a cirurgia e problemas anestésicos.

O seroma, a complicação mais comum em grandes lipoaspirações, é o acúmulo de um liquido claro na região operada, formando como uma “bolsa de água”. Nestes casos procede-se ao esvaziamento através de punções, com resolução do problema e sem prejuízo do resultado.

Resultado Definitivo:

O resultado definitivo da lipoaspiração ocorre por volta dos seis meses, porém após o terceiro mês já é aparente.

 
 
 
 
 
 
 

RS Web Interactive Aesthetic Clinic agenciars.com.br

Aesthetic Clinic - 2008 - Todos os direitos reservados
Diretor Técnico: Dr. Maurício Orel - CRM 105098 / RQE 2992