Dermolipectomia da coxa/ Lifting de coxas

Abdome

Emagrecimentos importantes, alternância de períodos de ganho e perda de peso (o chamado “efeito sanfona”) e até mesmo com o passar da idade, é comum que ocorra uma flacidez cutânea da porção interna das coxas. Isto se deve ao excesso de pele formado pelo estiramento desta durante o período de obesidade ou sobrepeso. Por ser a pele desta região interna da coxa relativamente fina, ela não tem a capacidade de contrair o suficiente após a perda de peso, acarretando o excesso de pele local. A dermolipectomia de coxas visa retirar o excesso de pele, proporcionando um contorno da coxa mais natural e menos flácido.

A anestesia pode ser a peridural ou a geral.

Em média duas a três horas. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Geralmente entre 24 e 48 horas, dependendo da recuperação e da indicação médica.

O paciente deve evitar o excesso de movimentos, principalmente abrir muito as pernas, visto que a cicatriz será forçada e poderá sofrer prejuízos na sua evolução.

Para esta cirurgia, a tração natural exercida na cicatriz pelo andar e pela gravidade leva comumente a um alargamento da mesma nos primeiros meses. Quanto menor for a tração sobre a cicatriz, menor será o seu alargamento.

Entre as complicações da dermolipectomia de coxas, infreqüentes porém possíveis, podem ocorrer: hematoma, seroma, infecção, deiscência (abertura dos pontos), necrose (sofrimento da pele), quelóide, trombose, embolia e problemas anestésicos. No caso de uso de anticoncepcional oral ou injetável, deve-se suspender o uso um mês antes da cirurgia, devido aumento das chances de trombose, período no qual outro método anticoncepcional deve ser empregado.

Pacientes fumantes também devem se abster do cigarro por um mês antes da cirurgia para minimizar os riscos, pois o tabagismo aumenta o índice de complicações de forma geral.

O resultado definitivo da dermolipectomia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.