Cirurgia do Braço
(Dermolipectomia Braquial)

Com emagrecimentos importantes, alternância de períodos de ganho e perda de peso (o chamado “efeito sanfona”) e até mesmo com o passar da idade, é comum que ocorra uma flacidez cutânea da porção do braço compreendida entre a axila e o cotovelo. Isto se deve principalmente ao excesso de pele formado pelo estiramento desta durante o período de obesidade, sobrepeso ou da perda de turgor da pele devido à idade. Por ser a pele desta região do braço relativamente fina, ela não tem a capacidade de contrair o suficiente após a perda de peso, acarretando o excesso de pele local. A dermolipectomia braquial (do braço) visa retirar este excesso de pele, proporcionando um contorno do braço mais natural e menos flácido.

Geralmente a anestesia geral.

Em média duas horas. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Geralmente 12 a 24 horas.

O paciente deve evitar o excesso de movimentos e esforços físicos, principalmente levantar os braços por cerca de 30 dias, visto que a cicatriz será forçada e poderá sofrer prejuízos na sua evolução.

Dentre as complicações possíveis da dermolipectomia dos braços, ainda que incomuns, podem ocorrer: hematoma, seroma, infecção, deiscência (abertura dos pontos), necrose (sofrimento da pele), quelóide, trombose, embolia e problemas anestésicos.

No caso de uso de anticoncepcional oral ou injetável, deve-se suspender o uso um mês antes da cirurgia, devido aumento das chances de trombose, período no qual outro método anticoncepcional deverá ser empregado.

Pacientes fumantes também devem se abster do cigarro por um mês antes da cirurgia para minimizar os riscos, pois o tabagismo aumenta o índice de complicações de forma geral.

O resultado definitivo da dermolipectomia de braços é atingido a partir de seis meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.