Logo Aesthetic Clinic

Abdominoplastia
(Dermolipectomia Abdominal)
Cirurgia Plástica do Abdome

Abdome

A dermolipectomia Abdominal é a cirurgia que retira a gordura e a pele excedentes da região do abdome. Para a retirada de gordura, em casos selecionados, pode-se associar a técnica de lipoaspiração em caráter complementar.

Com isso possibilita ao paciente uma melhora significativa no contorno da região abdominal determinando aumento da auto aceitação de sua imagem com e sem vestes, implicando numa qualidade de vida mais plena.

Sendo a dermolipectomia abdominal uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Não são, entretanto, os "quilos" retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome mantenha com o restante do tronco e os membros.

Paradoxalmente, os abdomes que apresentam melhores resultados estéticos são justamente aqueles em que se fazem as menores retiradas. Assim é que a maioria das mulheres apresentam certa "flacidez" do abdome após 1 ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região. Estes casos nos permitem excelentes resultados.

Em outros casos, em que o paciente está com o peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; entretanto, vale a pena lembrar que "excesso de gordura" em outras regiões vizinhas do abdome ainda existirão, o que nos leva a aconselhar àquelas que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico, para equilibrar as diversas partes entre si.

TIPO DE ANESTESIA

Geralmente a anestesia é peridural ou geral e raramente a anestesia local.

DURAÇÃO DO ATO CIRÚRGICO

Dura em média 90 a 120 minutos. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

PERÍODO DE INTERNAÇÃO

Geralmente 24 horas, podendo se estender para 48 a 72 horas caso seja necessário.

PÓS-OPERATÓRIO

Para esta cirurgia é necessário o uso de dreno abdominal que permanecerá por alguns dias até que diminua o volume de líquido drenado a cada dia, ele é muito útil, pois impede que o líquido (seroma) se acumule sob a pele promovendo uma recuperação favorável e facilitando a cicatrização.

Recomenda-se repouso por cerca de 15 dias, evitando esforços físicos e adotando uma postura levemente curvada para frente, diminuindo as tensões na cicatriz e na aproximação promovida na musculatura abdominal durante a cirurgia.

Cintas elásticas abdominais são usadas por um período médio de 30 a 45 dias.

Exercícios físicos devem ser iniciados apenas após 60 dias, ainda assim deve haver uma liberação por parte do médico particularizando cada caso.

COMPLICAÇÕES

Raramente a cirurgia de dermolipectomia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Pacientes fumantes estarão sempre mais expostos às complicações devendo estes interromper o tabagismo por um mês antes da cirurgia.

Dentre as possíveis, porém infrequentes complicações, destacam-se: seroma, hematoma, infecção, deiscência (abertura dos pontos), sofrimento da pele, trombose dos membros inferiores, problemas de ordem anestésica.

Uma indicação precisa, técnica cirúrgica bem executada, observação dos cuidados pré e pós-operatórios e cirurgia realizada em ambiente hospitalar de qualidade vão sempre juntos cooperar para o sucesso de sua cirurgia, minimizando as chances de quaisquer complicações.

RESULTADO DEFINITIVO

O resultado definitivo é alcançado a partir de seis meses de cirurgia, período no qual a cicatriz tem um aspecto avermelhado tendendo ao clareamento no decorrer do primeiro ano assim como a acomodação definitiva dos tecidos.

 
 
 
 
 
 
 

RS Web Interactive Aesthetic Clinic agenciars.com.br

Aesthetic Clinic - 2008 - Todos os direitos reservados
Diretor Técnico: Dr. Maurício Orel - CRM 105098 / RQE 2992